a
#DesceProCampo

Unindo atletas, clubes e parceiros.

Siga-nos
Topo

Blog

10 anos de All Star Cansado, confira a história do time de basquete de Belém do Pará.

Por: Anderson Tressmann

Twitter: @sociojogador

Hoje conversamos com o time amador de basquete All Star Cansado, do Pará, que em maio, completa 10 anos de fundação.

O time foi fundado por Edson Ferreira, Michel Barbosa, Rommel Diniz, Ederson Cruz e Manoel Furtado, todos ex-alunos da escola técnica federal do Pará e que jogavam juntos desde a adolescência.

Primeira formação em 2008. Em pé da esquerda para direita: Ronaldo Benigno, Rui, Manoel Furtado, Butch, Michel Barbosa. Agachados da esquerda para direita: Igor Bittencourt, Marcos Limão, Rommel Diniz, Walter, Ederson Cruz

Com o término dos jogos estudantis e sem calendário de jogos, o grupo de amigos fundou em maio de 2008 o time de basquete para disputa de jogos amadores em Belém, e escolheram um nome inusitado, All Star Cansado, uma brincadeira que partiu do Michel e que curiosamente de cansado o time não tinha nada, o time era muito ágil e sempre levava grande vantagem sobre os adversários. Hoje 10 anos mais velhos, os sinais começam a aparecer e a parte física já é similar aos principais adversários.

Mas o futuro do time está chegando, devagar começa a surgir a segunda geração do All Star, o filho do Ederson, Ederson Filho de 16 anos, já começa a trilhar o caminho do pai junto com o time e faz alguns jogos e sempre treina com a equipe.  Não disputa o campeonato local por não ter completado 18 anos, mas falta pouco agora.

Nestes dez anos, o time conquistou dois títulos, um 2009 e o último em 2014, o principal título foi o de campeão do principal torneio amador do estado em 2009, chamado na época de Segundinha esse torneio foi o embrião da NLB, que ganhou nome e formato atual a partir de 2016. A final de 2009, contra o time do Valdecans foi inesquecível com a cesta final feita pelo Ronaldo Benigno faltando 3 segundos.

Formação do título de 2009. Em pé da esquerda para a direita: Júlio Cesar, Zeca, Ronaldo, Diego Mosquito, Manoel. Agachados esquerda-direita: Michel, Edson, limão, David, Rommel.  A criança na foto é o filho do Edson, Oscar Ferreira.

Outro jogo inesquecível aconteceu em janeiro de 2011, no torneio organizado pelo próprio All Star Cansado, jogo contra o Médici e vitória na prorrogação por 51 a 48, o jogo foi marcante por o time começar o jogo com atletas insuficientes, o time jogou com apenas 7 jogadores e isso gerou brigas internas e discussões entre o próprio time antes do início do jogo, mas todos conseguiram colocar a cabeça no lugar para buscar o resultado e empatar o jogo e na prorrogação, com apenas 5 atletas, já que dois saíram por ter cometido 5 faltas e no final a vitória por 3 pontos.

Formação I torneio do ASC 2011. Em pé da esquerda para direita: Rommel, Batch, Ronaldo, Júlio Cesar, Michel. Agachados: Ulisses parente, Edson e Ederson.

O time tem jogadores com diversas idades, o mais experiente do time é Ronaldo Benigno de 47 anos, o mais novo é o Ederson filho, prestes a completar 17 anos. O maior destaque do time é o Wagner Corumbá de 24 anos.

Outras curiosidades, no título dos jogos da juventude de 2014, o time contava com três irmãos, os gêmeos Wagner e William e o Arlem Corumbá, atualmente somente o Wagner permanece no Cansado.

Formação do segundo título em 2014. Em pé da esquerda para direita: Michel, Black, Rommel, William Corumbá, Ronaldo, Wagner Corumbá. Agachados da esquerda para direita: Thales, Edson, Arlem Corumbá, Rui e Bruno Almeida.

Há uma tradição no Cansado, na verdade uma brincadeira, para entrar no time o atleta precisa ter uma circunferência abdominal de mais de um metro.

Formação da NLB 2017/2018. Em pé da esquerda para direita: Marcelo, Manoel, Lucas Candido, Rommel. Agachados esquerda-direita: Edson, Vitor, Thales e Michel.

Estas são histórias do time, que tem muito mais para contar, não deixem de entrar em contato e visitar o Cansado em Belém, no dia 10 de maio, ocorre o jogo comemorativo aos 10 anos, não fique de fora dessa.

Sigam o All Star nas redes sociais:

Facebook: https://goo.gl/pHgFVo

Instragram: https://goo.gl/hYGHSx

Site: https://goo.gl/reyGpD

 

——————————————–
Anderson Tressmann, comunicador, fundador da Sócio Jogador, desde 2016 atuando com consultorias esportivas e gestão do programa Sócio Torcedor.

 

4 Comentários
  • Tania Ferreira
    29 de abril de 2018 em 14:31

    Que legal!!! Muito bom relembrar as histórias do time, rever os amigos e comemorar esses 10 anos de história. Vai ALL STAR!!!

  • Tania Ferreira
    29 de abril de 2018 em 14:50

    Que legal!!! Muito bom relembrar as histórias do time, rever os amigos e comemorar esses 10 anos. Vai All Star!!!

  • Antônio Borges
    30 de abril de 2018 em 07:52

    Parabéns pela perseverança! Isso é o verdadeiro esporte. Treino, perseverança e muito amor pelo que faz os resultados são aa consequências de tudo isso. Parabéns guerreiros!

  • Isabela
    5 de maio de 2018 em 14:39

    Muito bom, gostei muito da matéria! Vale a pena recordar

Deixe um Comentário